Poli-hexanida (poli(hexametileno biguanida), PHMB) é um polímero usado como desinfetante e antisséptico. Em dermatologia é mais conhecido como poli-hexanida (DCI)
O PHMB tem se mostrado eficaz contra a Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus (inclusive linhagens resistentes à meticilina - MRSA), Escherichia coli, Candida albicans (levedura), Aspergillus brasiliensis (fungo), enterococos resistente à vancomicina, e Klebsiella pneumoniae (enterobacteriaceae resistente a carbapenema).
Alguns produtos contendo PHMB são utilizados para irrigação inter-operatória, desinfecção pré- e pós-cirúrgica da pele e das mucosas, curativos pós-operatórios, curativos cirúrgicos e não-cirúrgicos, banhos cirúrgicos/hidroterapia, feridas crônicas como úlcera de pé diabético e queimaduras, assepsia em pequenas incisões, cateterismo, escopias, primeiros socorros, desinfecção de superfície e de tecidos hospitalares. Colírio contendo PHMB tem sido usado como um tratamento para os olhos afetados por ceratite causada por Acanthamoeba.
Comparativo da utilização dos produtos para tratamento de feridas.
Tomamos como base de comparativo a pomada Kollagenase que atualmente é a indicada para feridas na pele, no tratamento da dor e sangramento, ajudando também na sua limpeza, em adultos e crianças. Aplica-se a pomada a cada duas vezes ao dia , de acordo com a indicação médica.
Durante o tratamento utilizasse na ferida do paciente de 3 a quatro bisnagas por semana. Uma ferida tratada com Kollagenase leva em média de 6 meses a 1 ano para cicatrizar. Em virtude disso o paciente retorna várias vezes a Unidade de Saúde para fazer um novo atendimento, ocasionando outros gastos de materiais (gases, esparadrapos, soros e outros), mão de obra do hospital (enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos) e muita das vezes a ocupação de leitos nas enfermarias em casos mais graves de ferimentos como Escaras, úlceras de decupido, região sacora e outras.
Acontece com frequência que após decorridos 1 ano de tratamento, o paciente ainda retorna a unidade de saúde diversas vezes porque o interior da lesão permanece necrosado, com isso os custos com o paciente vão se tornando cada vez mais alto, onerando os cofres públicos dos Municípios e Estados.
O Kit dermatológico leva de 15 a 30 dias para cicatrizar uma ferida tendo sido já testados com excelentes resultados em relação a sua eficácia em vários pacientes onde demonstramos, em anexo, alguns depoimentos e testes referente a utilização do mesmo.